O verão chegou com tudo e a moda tem que aliar conforto ao clima, concordam? Cada vez mais buscamos modelos de roupas que nos dê a sensação de bem-estar. Eu mesma adoro vestidinho e rasteirinha para boa parte dos meus passeios informais.
New Chic tem várias opções de peças estilosas, sem abrir mão do frescor da estação:
Vestido casual boêmio étnico com estampa floral com meia manga
O floral sempre esteve com tudo. A moda indiana se destaca com suas cores lindas, estampas diferenciadas e tecidos leves. Bem coloridas e casuais, pedem sapatos confortáveis ou sandálias rasteiras. A saia é reta e bem cortada, levemente presa no quadril mas sem acinturar o corpo. Os vestidos são abertos na frente e bem soltinhos, com tecidos que não colam no corpo. Cada desenho é único e a indústria da moda ainda não explora o bastante, por isso é até complicado encontrar lojas físicas vendendo roupas femininas indianas.
Em um mundo tomado pelos processos de produção em massa, é difícil não se encantar com a exclusividade e a singularidade do feito à mão, resultado de um saber milenar preservado ao longo do tempo. Os tecidos indianos não apenas dão vida e sofisticação a roupas, acessórios e decoração, mas são também uma maneira de nos conectarmos ao simples e natural.
Vestido com estampa Houndstooth, decote em V e manga curta
A moda retrô está em alta e, com isso, a queridinha dos anos 80 também: a manga bufante. Ela deixa a peça mais volumosa e marcada, por ter mais tecido sobre os ombros e em boa parte dos braços. São símbolo de romantismo e feminilidade, voltaram mais modernas e com um toque fashion para o streetwear. Veja porque apostar nessa tendência - pelo menos durante os meses de verão!
Os vestidos curtos, midis ou longos com as manguinhas volumosas já garantem uma produção vintage no ato, principalmente se combinados com sandálias ou rasteiras de tiras finas.
As mangas bufantes são volumosas mas nem sempre chamativas. Elas também podem ser usadas num estilo discreto e minimalista. Alguns modelos de vestidos e blusas contam com uma manga de pouco volume, com o ombro marcado e uma quantidade de pano extra bem sutil, apenas para dar um movimento à peça.
Outro motivo para apostar nas mangas bufantes é que elas se aliam à outras tendências, como a estampa Houndstooth, também conhecida como Pied de Poule. Usada há décadas, atemporal e elegante, ela está de volta.
Pied de Poule é um xadrez miudinho que mais parece, como o próprio nome diz, pés de galinha. Um pouco da sua história: a estampa era utilizada apenas na alfaiataria masculina, até que em Paris nos anos 20 Coco Chanel introduziu a padronagem no vestuário feminino das francesas. Dior a levou para as passarelas, estampou o frasco do seu perfume mais famoso, Miss Dior, virou febre nos vestidos tubinhos dos anos 60 e passou por altos e baixos até se tornar um clássico.
Vestido bodycon estampado floral com decote em v e manga curta
Derivado da expressão body conscious, ou seja, consciência corporal, o bodycon consiste em peças super justas e sexies. Na última semana de moda de Paris, o estilo apareceu majoritariamente em uma proposta mais vintage, se unindo com modelagens e materiais que trazem um ar retrô para o visual como o acima.
Uma das peças que mais traduz a essência do bodycon são os vestidos, e na verdade foi ai que a tendência apareceu pela primeira vez, no bodycon dress. Ele é para sensualizar mesmo, já que deixa cada centímetro do corpo em evidência e ressalta as formas físicas.
O bodycon vem combinado com outra tendência favorita do momento: o cut-out. São peças com recortes mais ousados e muitas vezes assimétricos, deixando uma parte da pele à mostra. Vestidos com abertura na cintura entram na lista dos favoritos.
Esse modelo é ótimo para dias bem quentes e passeios
na praia.
Macacão liso sem ombro plus size
O jogo de mostra e esconde começou a aparecer também no colo, como uma maneira de aprofundar o decote e com um recorte geométrico frontal. O macaquinho é a roupa com a cara do verão. Peça única que combina a delicadeza e a praticidade do vestido, com o conforto dos shorts. Ele dá um toque a mais de feminilidade no look.
Os modelos mais soltinhos, com tecido fluido, são uma ótima opção para eventos durante o dia. Como ele é uma peça super versátil, montar looks com uma pegada mais descolada ou mesmo elegante é fácil, e os acessórios fazem toda a diferença. O famoso pretinho básico também vale para o macaquinho.
Em um mundo pandêmico, a forma como nos vestimos, assim como nossas escolhas de consumo, foram fortemente influenciadas pelo momento. Com a vacinação e a diminuição das restrições de isolamento, temos até mesmo o sentimento de poder vestir tudo o que quiser e como quiser! ;)