O cronograma capilar se tornou indispensável na vida de muitas mulheres, e há motivos de sobra para explicar porque ele é o queridinho do momento. Além de transformar completamente os fios, devolvendo a saúde das madeixas e tornando-as ainda mais bonitas e brilhantes, essa rotina de tratamento é prática, eficaz e cabe no dia a dia de toda mulher.
Você sabe como fazer seu kit cronograma capilar? Calma, isso não é mais um bicho de sete cabeças. Agora, montar uma rotina perfeita para seus cabelos ficou muito mais fácil. Quer ter cabelos ainda mais bonitos, fortes, saudáveis e cheios de brilho? Então vem conferir as dicas:
Os cinco pilares do cronograma capilar
O cronograma capilar tem como objetivo cuidar de todos os tipos de cabelo. Por isso, ele conta com cinco pilares com propostas diferentes que se complementam entre si para devolver a saúde capilar e potencializar a beleza dos fios. A primeira etapa do cronograma é a hidratação, mas nessa rotina também estão incluídas: nutrição, reconstrução, remineralização e umectação.
Hidratação capilar: tem como objetivo devolver a umidade, os nutrientes e a oleosidade natural dos fios, perdidos diariamente por ferramentas de calor e ações externas, como a exposição solar, vento e poluição. Essa fase de tratamento é perfeita para tratar de fios ressecados, sem vida e sem brilho.
Nutrição capilar: a segunda etapa do cronograma é feita para repor os lipídios necessários para restaurar a oleosidade natural dos fios. Por isso, a nutrição capilar e a hidratação devem andar juntas nesse cronograma. Além disso, esse tratamento garante mais maciez para o cabelo, reduzindo o frizz e devolvendo a vitalidade aos fios.
Reconstrução capilar: se você alisou, descoloriu ou pintou os fios recentemente e precisa de uma reparação poderosa para cabelos danificados, essa é a hora! A reconstrução capilar reconstrói a fibra dos fios e devolve a textura natural das madeixas, além de aumentar a flexibilidade do cabelo e restaurar as proteínas perdidas pelos procedimentos químicos.
Remineralização capilar: ideal para potencializar ainda mais os resultados da hidratação, nutrição e reconstrução dos fios danificados, nada melhor do que apostar na remineralização capilar, que repõe os minerais perdidos pelos cabelos após processos químicos, garante muito mais brilho aos fios e uma textura mais sedosa e macia às madeixas.
Umectação capilar: etapa indispensável para os cabelos cacheados e crespos, a umectação é perfeita para cuidar de fios ressecados, repondo ainda mais os nutrientes desse tipo de cabelo, mais frágil por natureza. A umectação capilar repõe a manta lipídica das madeixas, dando mais maleabilidade e sedosidade para as cacheadas e crespas.
Como fazer o cronograma capilar?
Agora que você já sabe mais sobre os cinco pilares do cronograma capilar, nada mais justo do que saber como incluí-las no tratamento, não é mesmo?! Para isso, você vai precisar fazer um teste de porosidade nos fios que é super prático, só vai precisar colocar um fio de cabelo em um copo de água e esperar alguns minutinhos.
O fio saudável flutua no recipiente, indicando que o cabelo precisa mais de hidratação e remineralização. O fio pouco danificado afunda até a metade do copo, por isso precisa de mais nutrição. Já o fio muito danificado afunda totalmente no copo e a reconstrução capilar deve ser a prioridade no cronograma.
O tratamento é feito mensalmente e por isso cada etapa do cronograma cai perfeitamente nessa rotina para todos os tipos de cabelo. Cabelos ressecados, sem brilho e desnutridos, por exemplo, precisam de três hidratações, cinco nutrições, três remineralizações, uma reconstrução e três umectações em dias alternados, é claro.
Já fez seu teste de porosidade para descobrir a real necessidade do seu cabelo? Agora que você sabe o que cada etapa que seu kit cronograma capilar indica e como montar uma rotina mensal com esse tratamento, está esperando o que para ter cabelos lindos, brilhantes, fortes e saudáveis? Gostou das dicas? Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais.